versão mobile
.Contate-nos!
T. +351.229 385 060
e-mail

Conheça as vantagens da integração!

A implementação na mesma organização de diferentes sistemas de gestão (qualidade - ISO 9001, Ambiente - ISO 14001, Segurança e Saúde no Trabalho - OHSAS 18001, Segurança da Informação - ISO 27001, Responsabilidade Social - SA 8000, ...) trará vantagens e benefícios à organização se for efectuado numa perspectiva de integração.

Aproveitando o facto das normas de referência partilharem bastantes requisitos, o que lhes permite uma elevada compatibilidade, destacamos a similaridade da abordagem a alguns dos seus requisitos, como por exemplo:
- Processos de gestão: revisão, recursos humanos, infra-estruturas
- Controlo de documentos e de registos
- Processo de Compras e relação com fornecedores
- Monitorização e Medição
- Melhoria Contínua: não conformidades, acções correctivas e preventivas
- Auditorias

Este alinhamento das normas de referência permite às empresas a definição de uma estrutura base para os seus sistemas de gestão, reduzindo as áreas de potencial duplicação -documentos, registos, recursos, responsabilidades- que naturalmente ocorreriam se os sistemas de gestão fossem implementados em separado.

Esta estrutura comum permitirá à empresa aproveitar sinergias e optimizar os recursos. Para além disso, permite a definição de uma plataforma de gestão única, à qual, em qualquer altura, podem ser acrescentadas outras valências (ambiente, segurança no trabalho, responsabilidade social, gestão financeira, gestão da inovação, etc.), à medida dos objectivos e estratégia definida pela gestão.

Apesar da certificação ser independente, ou seja, são emitidos certificados independentes para cada Sistema de Gestão proposto a certificação, a auditoria da entidade certificadora pode ser comum. Desta forma a empresa só necessita de ser auditada pela entidade externa uma vez por ano, reduzindo o tempo e custos associados. No entanto, caberá à empresa optar por auditoria integrada ou não, mesmo sendo os sistemas de gestão integrados. Em qualquer das opções, a qualquer momento podem ser acrescentados ou diminuídos os Sistemas de Gestão que são sujeitos a certificação, sem qualquer implicação para outros sistemas certificados.

Como principais vantagens da integração podem-se realçar:
  • Redução de custos de implementação, certificação e manutenção
  • Simplificação da documentação
  • Redução de custos de formação e treino
  • Maior partilha de sinergias e recursos na gestão do sistema
  • Maior clarificação de funções e responsabilidades na gestão do sistema
  • Análise integrada de cada processo, promovendo uma maior facilidade da integração das componentes da qualidade e ambiente na sua definição
  • Perspectiva global da empresa, nas suas diferentes vertentes (comercial, financeira, produto, impactos no ambiente, protecção do trabalhador, etc.)

dot xtend services logo
tablet adapted