versão mobile
.Contate-nos!
T. +351.229 385 060
e-mail

ISO 22000

Sistema de Gestão da Segurança Alimentar

A ISO (International Standard Organization) publicou a norma ISO 22000 - Food safety management systems – Requirements for any organization in the food chain. Esta norma era aguardada pelo sector alimentar desde há algum tempo uma vez que veio trazer vantagens de implementação de sistemas de segurança alimentar aos diferentes elos da cadeia alimentar.

Como principais vantagens destacamos:
  • A publicação de um documento reconhecido internacionalmente, em que as diferentes especificações neste sector, que vinham sendo publicados em diversos países, são harmonizados num só documento. Desta forma a organização terá de “responder” apenas a um referencial único aceite mundialmente.
  • O Sistema de Gestão da Segurança Alimentar pode ser certificado por uma entidade exterior
  • A norma ISO 22000 foi desenvolvido com base no formato das normas de gestão da ISO, como por exemplo, ISO 9001 ou ISO 14001. Esta similaridade permite que as organizações implementem as especificidades do sistema de Gestão alimentar integradas no Sistema de Gestão da organização.
  • Este referencial pode ser implementado por qualquer organização (elo) da cadeia alimentar, desde a produção primária, (como agricultura, pecuária e pesca), passando pela indústria de transformação, até à distribuição, transporte e disponibilização ao Cliente. O referencial pode também ser implementado por organizações cujas as actividades se inter-relacionem com a cadeia alimentar tais como, produtores de equipamento, material de empacotamento, transportes, agentes de limpeza, ou de ingredientes e aditivos.


Ao nível do conteúdo da norma interessa salientar 4 ideias chave a que as organizações terão que atender para ter sucesso na implementação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar:
  • comunicação interactiva ao longo de toda a cadeia alimentar
  • implementação de boas práticas de fabrico (ou pré-requisitos)
  • controlo de perigos (ou seja, princípios HACCP)
  • requisitos de sistemas de gestão, comuns a qualquer sistema de gestão

dot xtend services logo
tablet adapted