2019-06-28

C Days: A Cibersegurança esteve em debate no Porto

Com o foco nas PME’s e nos desafios emergentes da transformação digital, decorreu nos dias 26 e 27 de junho a 5ª Edição da Conferência de Cibersegurança C-DAYS 2019.

Com um programa eclético, e centrado nas necessidades nas PME’s, que representam mais de 99% do nosso tecido empresarial, foi organizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Durante 2 dias debateram-se os desafios emergentes da transformação digital e de uma economia cada vez mais digital, num quadro de incerteza e mudanças aceleradas, procurando-se soluções com o objetivo de aumentar a resiliência perante os riscos que enfrentamos enquanto indivíduos, organizações e estados.

Neste quadro, a mudança de comportamentos, a capacitação dos trabalhadores e dos cidadãos em geral, a normalização e o conhecimento, foram alguns dos vetores em debate.

Um destaque em especial para a apresentação das iniciativas do CNCS ao nível da regulamentação e boas práticas, realçando-se a este nível a apresentação do Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança (QNRCS). Trata-se de um documento que, através de um conjunto de recomendações, disponibiliza as bases que permitem às organizações reduzir o risco associado às ciberameaças. A adesão a este documento é voluntária, e permite beneficiar de uma abordagem homogénea desenvolvida no âmbito da resposta nacional às ciberameaças.

Para além deste referencial, uma nota ainda para as sessões técnicas, extremamente concorridas, e nas quais foram apresentados casos práticos, estudos e soluções com o objetivo comum de contribuírem para um maior conhecimento das ameaças e das soluções de que dispomos para as identificar e mitigar. De registar igualmente uma forte participação das nossas universidades.

No seu conjunto, esta conferência foi um excelente contributo para o avanço da inovação e desenvolvimento em cibersegurança em Portugal e dentro de um quadro Europeu.

C Days: A Cibersegurança esteve em debate no Porto