Contacte-nos!  +351.229 385 060 (chamada p/ rede fixa nacional)   geral@dqa.pt

2023-10-23

Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal

A conciliação é um tema que tem vindo a ganhar importância crescente e adesão tanto pelas organizações como pela sociedade, bem patente nas políticas sociais.

A conciliação da vida profissional, familiar e pessoal é uma preocupação para a União Europeia que define como uma das prioridades ao nível do pilar dos Direitos Sociais o equiibrio entre a vida profissional e a vida familiar. Em Portugal, esta é também uma política estratégica sendo uma das prioridades estabelecidas na Agenda do Mercado de Trabalho, nomeadamente no Programa 3 em Linha, que tem por objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida.

De referir ainda os ODS da Agenda 2030 (objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas) que promovem a conciliação em diferentes objetivos (ODS3 – Saúde de qualidade, ODS – Educação de qualidade, ODS5 – Igualdade de género, ODS – Trabalho digno e crescimento económico, ODS10 – Redução das desigualdades).

Neste contexto, surgiu a norma NP 4452 - Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal que teve a sua primeira edição em 2016, uma 2º edição em 2022. Esta é uma norma portuguesa, passível de certificação, e que ajuda na definição e implementação de medidas e boas práticas dentro de uma organização que visam elevar o bem-estar, qualidade de vida e satisfação de todos os envolvidos.

A Norma pode ser implementada por todo o tipo de organizações, independentemente de serem públicas ou privadas, da sua área de atividade ou dimensão.

Principais Benefícios:

  • Aumento da satisfação profissional dos trabalhadores;
  • Melhorar a qualidade de vida dos seus trabalhadores;
  • Aumento da produtividade e competitividade da empresa;
  • Diminuição do absentismo;
  • Atração e Retenção de talentos;
  • Melhoria da imagem corporativa;
  • Aumentar a atratividade para investidores socialmente responsáveis.