2018-03-20

A ISO 45001 já está publicada!

Após 5 anos de trabalho foi finalmente publicada a tão aguardada norma internacional ISO 45001:2018 - 'Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Requisitos com orientações para o uso'.

A ISO apresenta a nova norma 45001:2018 como uma forma de reduzir as mais de 2,78 milhões de mortes e as 374 milhões lesões e doenças não fatais relacionadas ao ambiente de trabalho a cada ano, estimadas pela OIT - Organização Internacional do Trabalho (ILO - International Labour Organization). A norma pretende ajudar as Empresas a ter um ambiente mais seguro para os seus trabalhadores, a prevenir acidentes e doenças no trabalho, assim como, melhorar proativamente o desempenho do sistema de gestão em segurança no trabalho.

Este referencial partilha a Estrutura de Alto Nível (Anexo SL) de outras normas de sistemas de gestão, como sejam a da qualidade (ISO 9001) e a ambiental (ISO 14001), pelo que existirá uma estrutura, definições e termos fundamentais comuns facilitando a sua integração com outros sistemas de gestão. Como habitual nos referenciais ISO a norma 45001 aplica-se a empresas de todas as dimensões e áreas de atividade.

A norma ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, que foi amplamente adotada pelas empresas. As organizações certificadas pelas OHSAS terão três anos para fazer a transição para a nova norma. Apesar da OHSAS 18001 ter sido uma das linhas de orientação no desenvolvimento do novo referencial, as empresas devem esperar algumas novidades desde logo na terminologia (a definição de risco passa a estar alinhada com a ISO 31000) e na introdução do conceito de melhoria contínua.

Podemos ser o seu parceiro neste seu projeto de transição ou implementação de um Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho.

Consulte-nos para mais informação.