2018-01-30

Nova norma ISO 45001 (Segurança e Saúde no Trabalho) prevista para Março

Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 12 segundos morre um trabalhador como resultado de atividades relacionadas com o trabalho.

Ainda segundo a mesma fonte, estima-se que, por segundo, ocorram mais de 11 acidentes não fatais relacionadas com o trabalho!

Estes números são impressionantes e servem para demonstrar a enorme dimensão do problema. Para além da perda de vidas, esta situação tem profundas consequências ao nível de toda a sociedade (famílias e comunidades), como da economia com as reformas antecipadas, o aumento dos prémios de seguro, faltas e perdas de produtividade, de entre muitas outras consequências.

Trata-se portanto de um problema que requer uma abordagem global. É nesse sentido que em breve será publicada a nova norma ISO 45001 - Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (Occupational Health and Safety Management Systems). Com publicação prevista para o próximo mês de Março deste ano, espera-se que seja um contributo válido para melhorar os números acima referidos.

Esta nova norma, alinhada com os atuais sistemas de gestão, como por exemplo a ISO 9001 (qualidade) ou ISO 14001 (ambiente), esta a ser desenvolvida tendo em consideração outras normas internacionais nesta área, tais como o OHSAS 18001, as diretrizes OIT-OSH da Organização Internacional do Trabalho, assim como outras normas nacionais e as normas e convenções internacionais da OIT. Dela se espera um quadro universalmente aceite para melhorar a saúde e a segurança dos colaboradores, redução dos riscos no local de trabalho e criação de condições de trabalho mais seguras e saudáveis.

Para as empresas que já implementaram um sistema baseado na OHSAS 18001, que se prevê que a nova norma venha a substituir, são introduzidas algumas alterações significativas, com vantagens sobretudo ao nível da abordagem conjunta de múltiplos sistemas de gestão ISO, da utilização do modelo PDCA, ou do envolvimento da gestão e da liderança das empresas nos assuntos de segurança e saúde no trabalho.

Fontes: OIT (www.ilo.org) e ISO (www.iso.org)

Nova norma ISO 45001 (Segurança e Saúde no Trabalho) prevista para Março