Selos de Maturidade Digital

Os selos de maturidade digital são um esquema de certificação criado a nível nacional, no âmbito do Plano de ação para a Transição Digital, que prevê a certificação em quatro áreas de atuação distintas: Cibersegurança, Privacidade, Usabilidade e Sustentabilidade, de acordo com referenciais desenvolvidos em Portugal. Estes referenciais (DNP TS 4577) são desenvolvidos em Portugal sob coordenação do Instituto Português da Qualidade, e têm como base normativas e orientações alinhadas com as melhores práticas e com os requisitos europeus.

As normas são desenvolvidas prevendo três níveis de maturidade distintos (Bronze, Prata e Ouro), determinados com base no grau de avaliação a ser realizada.

A implementação do referencial de cibersegurança (já publicado) permitirá às empresas mitigar muitos dos riscos físicos e digitais a que estão expostas, contribuindo para o aumento da segurança da informação e proteção das empresas. A certificação permitirá à empresa um reconhecimento do seu compromisso com a segurança da informação e assim aumentar a confiança do mercado nas suas atividades.

A DQA pode aconselhá-lo na implementação dos requisitos destas normas, e/ou fazer a avaliação do seu estado de maturidade face a estes referenciais e apoiar na definição de um plano de ação para cumprimento do referencial.