Contacte-nos!  +351.229 385 060 (chamada p/ rede fixa nacional)   geral@dqa.pt

ISO 45001 Sistemas de gestão de saúde e segurança no trabalho

Reduza os riscos da sua organização!
Num mercado económico em que a sobrevivência das empresas depende da sua capacidade de produção, a aposta na prevenção e na melhoria das condições de trabalho torna-se obrigatória.

A ISO 45001 é o novo referencial da ISO para a saúde e segurança no trabalho. Sendo um dos referenciais mais aguardados em todo o mundo, tem como objetivo melhorar os níveis de segurança nos locais de trabalho.

A ISO 45001 é uma norma internacional, aplicável a qualquer organização, e contem requisitos e guia de utilização para a implementação de sistemas de gestão de saúde e segurança no Trabalho (SST).

A sua adoção, suportada na prevenção e no compromisso para a melhoria contínua, devidamente enquadrados pela política e objetivos, possibilita às organizações a identificação, avaliação e controlo sistemático de riscos e oportunidades relacionados com a SST, refletindo desta forma a preocupação com o bem-estar dos colaboradores e outras partes interessadas.

Como principais benefícios da sua implementação podem-se identificar:

  • Redução de riscos de acidentes e de doenças profissionais
  • Redução de custos (indemnizações, multas, prémios de seguro, prejuízos resultantes de acidentes, dias de trabalho perdidos)
  • Melhoria geral da produtividade e do desempenho da organização
  • Conformidade com a legislação vigente
  • Motivação dos colaboradores num ambiente de trabalho seguro e saudável
  • Abrangência das atividades de prevenção a toda a organização
  • Redução das taxas de absentismo

A certificação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança e no Trabalho possibilitará ainda a evidência pública:

  • de uma imagem de responsabilidade social da organização
  • do compromisso para o cumprimento da legislação aplicável

Este novo referencial tem como uma das bases para o seu de desenvolvimento a OHSAS 18001, que será substituída com esta publicação. As empresas certificadas OHSAS 18001 têm 3 anos para fazerem a transição.

A ISO 45001 Sistemas de gestão de saúde e segurança no trabalho - requisitos com guia de utilização, adota a estrutura de alto nível (anexo SL) das normas ISO mais recentes o que permitirá uma fácil integração com outros sistemas de gestão já implementados.

Esta nova norma representa uma evolução em relação à anterior OHSAS 18001. Pretende-se que a gestão da SST seja efetivamente incorporada no sistema de gestão das empresas, resultando no maior envolvimento da gestão de topo e a participação dos trabalhadores na construção de locais de trabalho mais saudáveis e seguros.