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ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade

Demonstre o seu compromisso com a qualidade e a satisfação dos seus clientes

Os Clientes são cada vez mais informados, exigentes e as suas expetativas crescem. Para uma empresa se manter concorrencial tem não só se satisfazer os requisitos dos seus clientes, como exceder as suas expectativas, e ao mesmo tempo demonstrar confiança às outras partes interessadas.

A implementação de um sistema de gestão da qualidade dota as organizações de ferramentas que lhe permitem gerir eficazmente os seus “factores críticos de sucesso”, através de uma abordagem sistemática, onde a identificação clara dos riscos, dos seus processos e da sua importância relativa, a utilização adequada dos recursos disponíveis e a definição de objectivos, garantem o enquadramento adequado à melhoria contínua e à obtenção de produtos e/ou serviços diferenciados.

A ISO 9001 é, por excelência, a norma de gestão da qualidade. Esta norma, na sua versão portuguesa NP EN ISO 9001, é uma norma internacionalmente reconhecida que especifica requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade tendo como base de partida princípios fundamentais de gestão e uma abordagem por processos. Esta norma foi concebida para servir qualquer organização, independentemente do seu tamanho ou core bussiness. Está também alinhada com o anexo SL da ISO, o que permite a integração fácil com outros sistemas de gestão ISO.

Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, de acordo com a ISO 9001, a organização demonstra a sua aptidão em proporcionar, de forma contínua e consistente, um produto ou um serviço que vá ao encontro das necessidades do Cliente e simultaneamente satisfaça os requisitos aplicáveis, nomeadamente do cliente, internos e/ou legais.

Uma organização com um sistema de gestão da qualidade implementado poderá esperar obter as seguintes vantagens:

  • existência de uma dinâmica da melhoria contínua
  • fidelização de clientes através da satisfação das suas expectativas
  • assegurar a competitividade e o desenvolvimento sustentável
  • aumentar os níveis de confiança nos processos internos
  • o acesso a mercados e clientes cada vez mais exigentes
  • uma maior notoriedade e melhoria da imagem interna e externa da organização