A certificação passa sem dúvida por uma opção estratégica de desenvolvimento das organizações, no sentido de quererem evoluir, melhorar e ganhar mercados.
São apontadas diversas vantagens, quer a nível interno quer a nível externo, podendo referir-se:
- Contribuir para a melhoria da imagem e da credibilidade da Empresa
- Contribuir para a credibilidade da organização junto das entidades financiadoras e reguladoras
- Aumento da competitividade e entrada em novos mercados
- Aumento da confiança dos trabalhadores, clientes e administração
- Melhorar a comunicação interna e externa
- Cultura da melhoria contínua
- Melhorar a capacidade de gestão
- Prevenção e minimização de impacto e riscos
Por último, interessa realçar que com a globalização dos mercados e o alargamento da concorrência a capacidade de apresentar comprovativos de reconhecimento por entidades terceiras do cumprimento de requisitos específicos - sejam eles de qualidade, ambiente, segurança ou responsabilidade social - assume um papel cada vez mais preponderante na capacidade de penetração comercial das empresas.
Cada referencial normativo apresenta vantagens específicas em função do seu âmbito que podem ser consultadas na informação de cada norma.